A Câmara de Vereadores realizou na noite desta sexta-feira (29), sessão solene para fazer a entrega de Título Honorífico de Cidadã Honorária à promotora Giani Pohlmann Saad. A homenagem foi proposta no ano passado pelo vereador Paulão Trevisan (PDT), atualmente licenciado para exercer a função de secretário municipal do Interior.
Durante a solenidade, a trajetória da homenageada foi lembrada. Nascida em Botucatu (São Paulo) no ano de 1975, Giani Saad veio residir no Rio Grande do Sul em 1979, no município de Santa Maria, onde permaneceu até a conclusão da Faculdade de Direito na UFSM. A partir de 1998, muda-se para Porto Alegre para cursar a Escola Superior de Estudos da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) e a Especialização em Contratos e Responsabilidade Civil pela UFRGS.
No ano de 2002 foi aprovada em 1º lugar no concurso para a carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi Promotora de Justiça titular nas Comarcas de São Sepé, Jaguari e São Pedro do Sul. No ano de 2006 foi promovida à Promotoria de Justiça Especializada de Cachoeira do Sul, atuando nas áreas de infância e juventude, meio ambiente e improbidade. Em 2014 assumiu como titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Cachoeira do Sul. Após 13 anos de atividades em Cachoeira, foi promovida à Promotoria de Santa Maria, onde reside atualmente.
Além de exercer a função de Promotora de Justiça, Giani Saad é, também, autora de artigos jurídicos na Revista do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Revista Doutrina e LTr.
A sessão solene no Palácio João Neves da Fontoura contou com a presença de representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades do município. O evento foi aberto ao público.