Procissão iniciará, às 8h30min, da frente da Catedral Nossa Senhora da Conceião. Foto: Divulgação.
A 30ª edição da Romaria Maria, Mãe do Redentor, que acontece neste domingo (20) em Cachoeira do Sul mobiliza fiéis de toda a região Centro/Serra. A Diocesa, conforme o bispo Dom Edson Batista de Mello, tem expectiva de reunir 40 mil romeiros. A procissão sairá, às 8h30min, da frente da Catedral Nossa Senhora da Conceição, e seguirá pelas ruas Conde de Porto Alegre e Orlando da Cunha Carlos até o Parque da Romaria, localizado na Volta da Charqueada. O percurso tem cerca de oito quilômetros.
A programação prevê, às 10h30min, celebração de uma missa junto ao santuário. Ao meio-dia haverá almoço para os romeiros (R$ 25,00 o ingresso) e, à tarde, Gincana Vocacional e benção da saúde. O encerramento está previsto para as 17h.
No interior do Parque da Romaria os fiéis encontrão uma praça de alimentação (em bancas) onde poderão encontrar sucos, saladas de frutas, pastéis, cachorro quente e outros itens alimentícios, preparados por grupos das paróquias que fazem parte da área da Diocese de Cachoeira do Sul.
Conforme o padre Hélvio Cândido, são esperadas delegações de diversos municípios da região. A infraestrutura do Parque da Romaria prevê área de estacionamento para os ônibus e veículos. O trânsito será controlado pelos agentes da Prefeitura.
COMÉRCIO PARALELO
Durante o dia deste domingo (20), quem for ao Parque da Romaria encontrará um comércio paralelo, que ficará instalado nas margens da rodovia da Volta da Charqueada. No local, são esperados ambulantes que comercializarão produtos diversos e se constituem em uma atração à parte.
PREPARAÇÃO PARA O ATO CATÓLICO
O maior evento católico da região simboliza a fé, união e devoção. Durante o trajeto da Romaria, a população ao logo das calçadas se prepara para a tradicional saudação à Mãe do Redentor. A comunidade do Alto do Amorim, local de passagem da procissão, distribuirá água aos romeiros, através de grupos das capelas São Jorge e Nossa Senhora das Dores. Além disso, a frente das moradias será decorada com cartazes e balões.
IMPORTÂNCIA DA ROMARIA
A Romaria Maria, Mãe do Redentor, não é apenas um evento religioso, mas também um momento de fortalecer laços comunitários. Em um mundo cada vez mais agitado, a Romaria oferece um espaço para a contemplação e a busca por paz interior. Os organizadores destacam que a participação das comunidades das paróquias é essencial para o sucesso do evento e para a manutenção da tradição que já se estende por quase três décadas.
EVENTO OFICIAL
A Romaria Maria, Mãe do Redentor é um evento oficial do município de Cachoeira do Sul. O reconhecimento aconteceu através de um decreto, assinado pelo prefeito José Otávio Germano. A Romaria Mãe do Redentor é considerada o maior evento religioso do município, pois em cada edição, mobiliza cerca de 50 mil fiéis de toda a área abrangida pela Diocese.
DIOCESE ABRANGE 14 MUNICÍPIOS
A Diocese de Cachoeira do Sul foi criada no dia 17 de julho de 1991 por meio da bula Brasilienses Quidem do Papa João Paulo II. No mesmo dia, foi nomeado seu primeiro bispo, Dom Ângelo Domingos Salvador. É composta de 15 paróquias e atende a 14 municípios da região Centro/Serra.
A instalação oficial da Diocese aconteceu no dia 29 de setembro de 1991, tendo sido empossado, no mesmo dia, seu primeiro bispo, pelo delegado do núncio apostólico Dom Altamiro Rossato, arcebispo de Porto Alegre.