3 tendências para o mercado digital em 2023

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3 tendências para o mercado digital em 2023
ESPAÇO EMPRESARIAL
8 de dezembro de 2022 - mercado-digital

O ano de 2023 chega com ótimas oportunidades de negócio para empresas de diferentes setores econômicos. Para aproveitá-las, é necessário conhecer as tendências e entender como transformá-las em ganhos para o seu negócio. Por isso, vale sempre a pena conferir as tendências que estão por vir.

Um dos principais segmentos que sempre vê mudanças ao longo dos anos é o mercado digital. Assim como em outros anos, o ano de 2023 também reserva uma série de oportunidades que podem ser aproveitadas por quem deseja potencializar os ganhos de sua empresa.

Confira a seguir 3 tendências do mercado digital para o ano de 2023 e comece a pensar em como aproveitá-las ao máximo para potencializar os ganhos de sua empresa.

Otimização móvel se torna ainda mais importante

Apesar das projeções desafiadoras para o mercado de dispositivos móveis em 2022, o número de celulares por habitantes no Brasil continua elevadíssimo. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em outubro de 2022 havia 261,3 milhões de telefones celulares registrados no Brasil.

Isso representa uma densidade de aproximadamente 1,21 celulares para cada habitante brasileiro. Esse número só aumentou ao longo dos últimos anos. Afinal, em 2020 havia aproximadamente 1,10 celular para cada habitante brasileiro, já em 2021 esse mesmo índice foi de 1,19.

Com o aumento no número de usuários de dispositivos móveis, é normal que as próprias empresas priorizem a otimização da experiência móvel de seus clientes e/ou consumidores na tentativa de atraí-los para o seu negócio.

A ideia de quem investe em tecnologias que se adaptam aos smartphones vai além dos aplicativos, permitindo também uma navegabilidade otimizada também via navegador do dispositivo móvel.

Mais investimentos em SEO

Outro segmento que também verá um aumento vertiginoso nos investimentos em 2023 é o de Search Engine Optimization – popularmente conhecido como SEO. Essa estratégia de marketing digital tem recebido ainda mais atenção das empresas, que sabem o quão vantajoso é investir em um canal que gere retornos no curto, médio e longo prazo.

Por ser uma estratégia que demanda tempo e muito conhecimento de mercado, diversas empresas apostam em uma parceria de sucesso para conseguir alcançar novos patamares e atrair novos clientes para o seu negócio.

Caso seja esse o seu caso, vale a pena entrar em contato com uma agência SEO e conferir como a sua empresa pode lucrar com essa estratégia. Afinal, essa otimização no processo de implementação de um novo canal de marketing é essencial para garantir que os retornos cheguem o mais rápido possível.

De acordo com pesquisas, aproximadamente 80% das pessoas que já investem em SEO aumentarão ou manterão o seu investimento em 2023. Isso representa um percentual elevado do mercado, o que comprova que essa estratégia é eficaz até mesmo para quem já adota ela.

Enfoque na responsabilidade social

A última tendência que vale a pena dar atenção em 2023 é a da responsabilidade social. Estima-se que mais da metade dos publicitários investiram em conteúdo voltado para a responsabilidade social em 2023. A ideia desse tipo de investimento é bem básica: ter total transparência quanto às práticas sociais e éticas que a empresa realiza.

Essa responsabilidade social transpassa o ambiente da empresa, onde é necessário que os funcionários sejam tratados com respeito e haja cordialidade entre as pessoas. Além disso, é necessário que as empresas contem também com boas práticas internas para permitir a tomada de consciência dentro do próprio local de trabalho.

Fora do ambiente de trabalho também é necessário que a empresa oferece os seus produtos ou serviços reforçando o seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Seja com certificados ou utilizando qualquer outra estratégia, será essencial que os negócios que pretendem crescer em 2023 invistam também em responsabilidade social.