Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

2º BABM faz nova ofensiva contra responsáveis por pássaros em cativeiro

Pássaros foram apreendidos e responsáveis detidos por crime contra a fauna / Foto: 2º BABM/Divulgação

 

Policiais do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM) deflagraram uma nova ofensiva contra responsáveis por manter animais aprisionados em cativeiro sem autorização legal. A operação aconteceu na última quinta-feira (25) e teve quatro pessoas detidas nos bairros Ponche Verde, Vila Verde e Oliveira, na zona norte de Cachoeira do Sul.

Foram apreendidos 17 exemplares de pássaros silvestres: um azulão, uma caturrita, duas cravinas, sete canários-da-terra, dois curiós e quatro papa-capim, além de 15 gaiolas, um alpação e uma batedeira. As aves foram apreendidas e encaminhadas para avaliação veterinária para posterior soltura ou encaminhamento ao Mantenedouro São Braz, instituição situada em Santa Maria que cuida de animais silvestres apreendidos e que por algum motivo clínico não podem ser soltos de imediato na natureza.

Como o caso não prevê prisão em flagrante na legislação penal, os quatro suspeitos detidos foram ouvidos e liberados, mas vão responder por crime ambiental contra a fauna. As gaiolas e armadilhas apreendidas foram encaminhadas para destruição.

Sair da versão mobile