Operação Piracema: além da apreensão de redes, ação policial teve ainda devolução de peixes à natureza / Foto: Andressa Gall/2º Pelotão Militar Ambiental/Divulgação
Policiais do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreenderam 1.280 metros de redes de pesca durante a Operação Piracema no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, nesta quarta-feira (7). A ação policial se concentrou entre a Ilha do Caroço e Lima Brandão.
Durante a retirada do material de pesca das águas, foram devolvidos à natureza 51 peixes de diferentes espécies. Outra parte do pescado já estava sem vida. Também foram retirados entre as redes cinco tartarugas e cágados, que também foram devolvidos às águas.
O comandante do 2º Pelotão Militar Ambiental da BM, tenente Adriano Silva, lembra que o período de piracema vai de 1º de novembro a 31 de janeiro. A pena para quem pesca de maneira irregular neste período é detenção de um a três anos mais as infrações administrativas que variam por quantidade e peso dos pescados. O autor fica sujeito a responder por crime contra a fauna caso outros animais também sejam encontrados nas redes de pesca.