2ª edição da Semana do Desarte do ano começa nesta segunda-feira

Por 22 de maio de 2022

Crédito: OC/Arquivo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove desta segunda-feira até sábado, a segunda edição de 2022 da Semana do Descarte. No período, uma equipe da pasta intensifica o chamado à comunidade a destinação de forma correta de bens inservíveis e eletrônicos. Nesta edição, como já acontece desde o ano passado, poderá também ser feito o descarte de pneus.

A entrega será na David Barcelos, 270 (curva da David/antigo Tischler), na parte dos fundos do prédio, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Neste local existe procedimentos de cuidado na forma de separar os materiais e na forma de enviá-los para locais adequados. A medida é consequência da parceria com a Wall-E, que recebe os resíduos eletrônicos e Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Cachoeira Do Sul / Cocari, que recebe os demais materiais recicláveis.

Além de toda a força-tarefa feita a cada dois meses para que a população descarte seus materiais inservíveis de forma correta, o esforço se concentra agora também nas borracharias. “Nesta edição estamos trabalhando forte para recolher os pneus em virtude da dengue. Somente em borracharias já são mais de 1 mil pneus recolhidos. Mas precisamos incentivar para que nenhum fique exposto para evitar os focos do mosquito”, frisa o Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini.

O que pode ser descartado? Pneus, móveis, fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa, vidros, garrafas, material reciclável (papelão, livros, garrafas pet, latas de cerveja e plásticos) e aparelhos eletrônicos (monitores, rádios, televisão, liquidificador, micro-ondas e aparelhos de DVD).

O que não pode ser descartado? Pilhas, baterias, lâmpadas e tonner.