Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Governador busca entendimento com os professores

 

 

Governador quer diálogo com os professores. Foto: Divulgação/Palácio Piratini

 

O governador Eduardo Leite busca entendimento com os sindicatos dos servidores estaduais, que não têm reajuste salarial há pelo menos quatro anos e, além disso, há mais de dois anos recebem seus vencimentos parcelados. Na tentativa de busca apoio para medidas que pretende colocar em prática, Leite se reuniu nesta quarta-feira (6) com a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Schürer, e dirigentes da entidade que representa cerca de 80 mil trabalhadores da rede estadual de educação.

Com a finalidade de ampliar o diálogo entre governo e professores, o encontro ocorreu na sede do sindicato na capital. Também participaram o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o secretário da Educação, Faisal Karam.

“O nosso gesto de vir ao sindicato, que é um dos mais atuantes do estado, expressa a nossa vontade e a importância de estabelecer um diálogo com quem presta um serviço essencial ao RS. Poderemos convergir e divergir. Nosso objetivo não é anular as diferenças, mas avançar a partir dos debates”, afirmou Leite.

Embora tenha citado temas que entrarão na pauta do governo em breve, como a revisão do plano de carreira do funcionalismo e o piso do magistério, esse não foi o motivo da reunião. “Viemos quebrar o gelo. A partir de agora, faremos reuniões temáticas, com secretários e técnicos conforme cada pauta, para discutir questões fundamentais para os servidores e toda a população”, acrescentou.

O QUE DISSE O CPERS

Helenir agradeceu a presença do governador e dos secretários e destacou a disponibilidade ao diálogo. “Sabemos que não concordaremos em tudo, mas agradecemos pela disposição em nos ouvir. Queremos participar das decisões que impactam a nós e ao nosso trabalho. E o senhor pode esperar da gente transparência e honestidade nas negociações”, afirmou a presidente do sindicato.

Visita inédita na Fessergs

O governador também esteve na Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado (Fessergs), que reúne 14 sindicatos filiados. O presidente da entidade, Sérgio Arnoud saudou o gesto de Leite. “Em quase 30 anos da Fessergs, foi a primeira vez que um governador veio aqui”, disse. O dirigente, em seguida, entregou um documento com demandas de servidores filiados, entre as quais, garantia de diálogo constante com o governo e reajuste salarial.

Leite afirmou que a reunião representa a abertura do diálogo e garantiu que encontros como esse serão temáticos e periódicos. “Estamos terminando de elaborar o diagnóstico da situação fiscal do Estado para encaminharmos as reformas estruturantes que consideramos fundamentais para a retomada do crescimento. Claro que isso vai exigir esforço de todos, mas é uma agenda de governo, não do governador, e com certeza dialogaremos muito para chegarmos ao melhor denominador”, afirmou Leite.

Pela manhã, houve encontros na Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep) e na Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm).

 

Sair da versão mobile