Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

23 de setembro na História

Freud / Crédito: Reprodução

Freud / Crédito: Reprodução

DATAS & FATOS – 23 de setembro na História

1846 – Descoberta de Netuno

Em 23 de setembro de 1846, o astrônomo Johann Gottfried Galle, com base nos cálculos do matemático Urbain Le Verrier, descobriu o planeta Netuno. Essa descoberta foi um marco na astronomia, sendo o primeiro planeta encontrado por meio de cálculos matemáticos e observações indiretas, em vez de descobertas acidentais. Netuno é o oitavo planeta do sistema solar e sua descoberta consolidou o avanço do conhecimento astronômico da época.

1889 – Fundação da Nintendo

No dia 23 de setembro de 1889, Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo, inicialmente uma empresa produtora de cartas de baralho Hanafuda no Japão. Com o passar do tempo, a Nintendo se transformou em uma gigante da indústria dos videogames, criando personagens icônicos, como Mario e Zelda, e revolucionando o entretenimento digital. A empresa é uma das mais influentes no setor até os dias de hoje.

1905 – Primeiro uso do termo “Relatividade” por Albert Einstein

Em 23 de setembro de 1905, Albert Einstein utilizou pela primeira vez o termo “relatividade” em seu artigo sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento, que introduziu a Teoria da Relatividade Restrita. Esse trabalho transformou a física moderna, substituindo a visão clássica de tempo e espaço por um novo entendimento dessas dimensões, que são relativas ao observador. Essa teoria seria seguida pela Relatividade Geral, publicada em 1915, e ainda é uma das bases da física teórica.

Albert Einstein / 23 de setembro / Crédito: Reprodução

1939 – Morte de Sigmund Freud

Em 23 de setembro de 1939, faleceu Sigmund Freud, o renomado neurologista austríaco e fundador da psicanálise. Freud revolucionou o entendimento da mente humana ao introduzir conceitos como o inconsciente, a repressão e os mecanismos de defesa, além de desenvolver uma nova abordagem para o tratamento de distúrbios mentais. Seu trabalho continua a influenciar a psicologia, a psiquiatria e a cultura moderna.

1943 – Massacre de Kamenets-Podolsky

Em 23 de setembro de 1943, ocorreu o massacre de Kamenets-Podolsky, uma das tragédias da Segunda Guerra Mundial. Aproximadamente 23.000 judeus ucranianos foram assassinados pelas tropas nazistas, como parte da política genocida do Holocausto. O massacre é um lembrete sombrio da brutalidade cometida durante o conflito e da importância de lembrar as vítimas e seus legados.

1965 – Criação da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC)

Em 23 de setembro de 1965, foi criada a Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), uma organização internacional composta por países de maioria muçulmana. A OIC foi fundada com o objetivo de promover a solidariedade entre os países islâmicos, além de defender os interesses dos muçulmanos em todo o mundo. Com sede em Jidá, na Arábia Saudita, a organização desempenha um papel importante em questões políticas, econômicas e sociais.

1973 – Morte de Pablo Neruda

Em 23 de setembro de 1973, faleceu Pablo Neruda, um dos poetas mais célebres da América Latina e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Seu legado literário é vasto, com poemas que abordam desde o amor até questões políticas e sociais. Neruda também teve uma forte participação na vida política do Chile, sendo um dos mais influentes intelectuais do século XX.

1973 – A estreia de “O Exorcista” nos cinemas

Em 23 de setembro de 1973, o filme O Exorcista estreou nos cinemas dos Estados Unidos. Baseado no livro homônimo de William Peter Blatty, o filme rapidamente se tornou um marco no gênero de terror, sendo um dos filmes mais impactantes e lucrativos de todos os tempos. Com cenas perturbadoras e um enredo que aborda possessão demoníaca, O Exorcista continua a ser uma referência na cultura pop e no cinema de terror.

1980 – Início da Guerra Irã-Iraque

Em 23 de setembro de 1980, o conflito entre o Irã e o Iraque escalou oficialmente para uma guerra aberta. Esse conflito, que durou até 1988, foi um dos mais devastadores do século XX, com grandes perdas humanas e impactos econômicos para ambos os países. As raízes do conflito incluíam disputas territoriais e rivalidades políticas entre os dois governos, além de diferenças étnicas e religiosas.

2002 – Primeiro aniversário do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

O dia 23 de setembro marca o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, instituído pela Conferência Mundial de Coalizões Contra o Tráfico de Pessoas, realizada em 1999. A data busca conscientizar sobre as violações dos direitos humanos relacionadas ao tráfico de seres humanos, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e incentivar a luta contra essa prática.

Sair da versão mobile