14.3 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 7 agosto, 2020 - 06:06
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Rio Jacuí baixa, mas Defesa Civil mantém monitoramento de famílias

Rio Jacuí baixa, mas Defesa Civil mantém monitoramento de famílias

 

Inundação alinda alaga regiões ribeirinhas. Foto: Divulgação

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, que na sexta-feira (10) dava sinais de inundação tanto que mobilizou a Defesa Civil Municipal, começa a baixa seu nível. Depois de chegar aos 20,10 metros, ou seja, 2,10 metros, acima do seu nível normal, registrou às 17h deste domingo (12) a marca de 19,4 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson Júnior, o Jacuí baixa 3 cm por hora, mas não significa que o monitoramento das famílias ribeirinhas seja abandonado.

Na sexta-feira foram dadas orientações aos moradores do Bairro Cristo, que têm suas moradias nas proximidades do Rio Jacuí. “A atenção continua, pois de um momento para outro devido às chuvas poderemos nos deparar com aumento do nível do rio”, afirmou o coordenador.

A previsão do tempo para a região de Cachoeira do Sul a partir desta segunda-feira (13), conforme o Climatempo, prevê temperaturas baixas e chuva na quarta-feira (15). Existe a possibilidade de ocorrência de 40mm na quarta e, por isto, a Defesa Civil manterá o alerta.

NO ESTADO

No Estado, as preocupações são com os rios Cai (estação Barca do Caí) e Gravataí  (estação Passo das Canoas), porque apresentaram pequena elevação nas últimas horas, e devem seguir em um crescente ao longo do dia. O Rio dos Sinos segue em elevação em São Leopoldo e praticamente estável em Campo Bom – neste último ponto, porém, o nível deve subir nas próximas horas.

Já os níveis no Delta do Jacuí e do Guaíba apresentaram um pequeno declínio nas últimas horas. A situação, no entanto, ainda é de alerta, já que recebem águas do Jacuí, Taquari, Pardo, Caí, Sinos e Gravataí – todos com vazões bem acima do normal devido às cheias.

Advertisement