Com a piora no cenário da pandemia no Estado, quatro regiões que estavam na bandeira laranja passam para a bandeira vermelha: as regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul. Com isso, Paraíso do Sul, mesmo com apenas um caso confirmado de COVID-19, deve seguir as regras previstas para a nova classificação. A lista inclui endurecimento das restrições das atividades, conforme o modelo de distanciamento controlado, atualizado neste sábado (13). A alteração entra em vigor nesta segunda-feira (15) e permanece inalterada por duas semanas.
Conforme a avaliação, a região de Santa Maria apresentou piora em cinco indicadores de propagação da COVID-19 e um de Capacidade de Atendimento.
A bandeira vermelha representa risco alto de contaminação da doença. Assim, as lojas de rua devem fechar e os centros comerciais e shoppings só poderão abrir lojas de alimentação, higiene e itens essenciais. Academias de ginástica, clubes sociais e esportivos, missas e serviços religiosos, cabeleireiro e barbeiro, e serviços domésticos também não podem funcionar.