9.6 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 11 agosto, 2020 - 18:25
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

MORRE O CANTOR PORCA VÉIA

Cantor Porca Véia tinha 68 anos e não resistiu às complicações dos problemas renais que há anos vinha enfrentando / Foto: Arquivo pessoal

Faleceu nesta sexta-feira (12), no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, o cantor, gaiteiro e compositor Porca Véia. Natural de Lagoa Vermelha, Élio da Rosa Xavier tinha 68 anos e era um dos mais renomados artistas regionalistas do Rio Grande do Sul.

Porca Véia vinha enfrentando problemas renais há anos e vinha fazendo sessões de hemodiálise três vezes por semana. Devido às complicações da doença, ele teve de se afastar dos palcos, mas seu canto e a identidade musical do seu toque de gaita continuaram embalando bailes e fandangos através do Grupo Cordiona, fundado pelo próprio Porca Véia.

Sua voz fez estourar nas rádios sucessos como “Lembranças”, “De Alma Serrana”, “Do Jeito que Deu” e “Gaiteiro Por Demais”. Porca Véia possui 21 LPs e CDs e 3 DVDs gravados, além de dois discos de ouro.

Deixa a esposa Claudinéia Bossardi e quatro filhos, além de uma legião de fãs e amigos. Pelas redes sociais, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) lamentou o falecimento do artista. “A todos, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de sua diretoria, entidades filiadas e associados, manifesta sua total solidariedade”.

INFLUÊNCIA DOS IRMÃOS BERTUSSI

A influência musical de Porca Véia remonta aos Irmãos Bertussi, de quem foi aluno. No início da carreira, fundou também o hoje extinto grupo Os Tropeiritos.

Produtor rural até aos 16 anos, começou sua carreira artística com seis anos de idade, por influência da família, onde havia muitos músicos amadores. Fez o curso de técnico agrícola, quando ganhou o apelido que é hoje nome artístico.

Participou de muitos festivais e apresentou-se com Kleiton e Kledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil, como o Canecão do Rio de Janeiro, e o Palace em São Paulo. Recebeu vários títulos, como Cidadão Honorário, Comendador da Brigada Militar, Amigo da Brigada, Destaque Musical, entre outros.

 

ASSISTA E OUÇA A MÚSICA LEMBRANÇAS,

UM DOS GRANDES SUCESSOS DE PORCA VÉIA:

Advertisement