10.1 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 7 julho, 2020 - 02:07
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira receberá mais de 700 luminárias de LED

A Prefeitura começou a receber as luminárias de LED que irão substituir as atuais em ruas de Cachoeira do Sul. As lâmpadas devem representar 50% de economia.

Através do Projeto CPFL Energia, as instalações estão previstas para junho e serão feitas pela RGE sem custo ao Município. “Mérito aos técnicos que compraram a ideia e que merecem nosso agradecimento”, destacou o vice-prefeito, Cleber Cardoso.

Segundo a Prefeitura, são 558 luminárias de LED que fazem parte dos dois projetos de revitalização da iluminação em vias e prédios públicos de Cachoeira do Sul, aprovados na Chamada Pública de Projetos da RGE. A instalação das luminárias deveria iniciar no mês de junho, mas, segundo o engenheiro eletricista da Prefeitura, Guilherme Schimidt, haverá um atraso na entrega dos braços por parte da empresa fornecedora à RGE.

Crédito: Ass. Com.

O primeiro projeto prevê a substituição de lâmpadas de vapor de sódio (VSAP) com baixa eficiência energética, por novas luminárias de LED com alto rendimento e menor consumo em pontos e vias importantes da cidade. Além das luminárias, a RGE substituirá os braços nos pontos selecionados. Este projeto terá um investimento de R$ 1,4 milhão por parte da distribuidora.

Já o segundo projeto aprovado no processo é direcionado ao prédio que abriga as Secretarias de Administração, Fazenda e Educação, onde já aconteceu a substituição de 185 luminárias led tubular e bulbo. O mesmo projeto contempla a instalação, no Ginásio Derlizão, de um sistema de geração de energia elétrica utilizando 320 painéis solares. Nesta fase do projeto será instalada microgeração de energia solar com capacidade nominal de aproximadamente 107,2 kWp, que atenderá ao Ginásio e ao Estádio, além de créditos a oito pontos entre escolas e prédios públicos. Em todas as frentes, este projeto terá R$ 523, 2 mil investidos pela RGE.

Ao todo, serão 743 luminárias de LED instaladas em diferentes pontos de iluminação pública de Cachoeira do Sul que, somadas à usina de geração de energia, oferecerão 587,91 MWh de energia economizada ao ano, o equivalente a, aproximadamente, 320 mil reais de economia anual ao município.

O município de Cachoeira do Sul dará, como contrapartida do projeto, um treinamento sobre eficiência energética a servidores municipais. Os demais custos ficam a cargo da RGE, que investirá o valor a fundo perdido, dentro do Programa de Eficiência Energética. A concessionária também é responsável por todo o recolhimento das lâmpadas antigas e encaminhamento para o descarte adequado.

Ruas de Cachoeira que receberão as luminárias LED:

– Saldanha Marinho – 53;

– Júlio de Castilhos – 32;

– Avenida Brasil – 108;

– Bento Gonçalves – 24;

– Alarico Ribeiro – 21;

– 7 de setembro – 57;

– Davi Barcelos – 27;

– João Neves – 38;

– Andrade Neves – 12;

– Pinheiro Machado – 46;

– Conde de Porto Alegre – 44;

– Aparício Borges – 19;

– Tiradentes – 3;

– Ernesto Alves – 5;

– Otto Mernak – 6;

– Francisco Gama – 6;

– Milan Kras – 3.

Outras 54 luminárias, que estavam previstas para serem instaladas em Praças da cidade, serão colocadas nestas mesmas ruas, estendendo a cobertura em alguns pontos. A expectativa da Prefeitura é que a substituição das lâmpadas comuns por luminárias de LEDs em via pública gere economia de 10 a 11 mil reais por mês.

Crédito: Divulgação
Advertisement