3.3 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 14 julho, 2020 - 06:27
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

POÇÃO MÁGICA – Os mistérios do Calendário Maia…

calendário maia

O Calendário Maia é diferente do calendário ocidental. Mas não é tão simples assim. Para os ocidentais, o tempo é começou e segue. Já para a civilização maia, o tempo seria algo mais circular. Ou seja: um evento que ocorreu no passado vai se repetir. Isso faz a gente lembrar dos ciclos da natureza, incluindo, por exemplo, o sol.

O calendário solar maia é chamado de Haab e também conta com 365 dias. Mas são divididos em 18 meses com 20 dias cada um, o que dá um total de 360 dias. Os cinco dias que restam são considerados desfavoráveis para a realização de algumas tarefas.

Já o Tzolkin é o calendário cerimonial. Conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13. Era por ele que os maias realizavam suas atividades agrícolas.

Juntos, Haab e Tzolkin formam o Calendário Circular que durava 52 anos, o que seria equivalente no calendário ocidente como o século. Uma vez terminado este ciclo de 52 anos, começava outro ciclo.

Havia um terceiro calendário: Calendário de Conta Longa. Era mais amplo e contava o tempo desde a origem dos maias até o suposto fim do mundo.

Advertisement