6.8 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 3 junho, 2020 - 03:19
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Congresso avalia adiar eleições municipais para dezembro

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

As eleições municipais devido à pandemia de Covid-19. A ideia em discussão no Congresso Nacional estipula para 6 de dezembro como provável data do primeiro turno e 27 do mesmo mês para o segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

O calendário alternativo está sendo debatido por deputados e senadores, diante do temor generalizado em de que as atuais condições de isolamento social impeçam a realização de uma campanha eleitoral nos moldes tradicionais.

Um grupo de trabalho unindo parlamentares da Câmara e do Senado será criado nos próximos dias. Mesmo com o eventual adiamento da votação, a posse dos futuros prefeitos e vereadores será mantida em 1º de janeiro de 2021. Se antes havia dúvidas sobre a necessidade ou não de adiamento da eleição, no Congresso sempre  houve resistência à ideia de prorrogação dos mandatos. Alguns parlamentares chegaram a sugerir a realização de eleições conjuntas em 2022, concedendo mais dois anos a prefeitos e vereadores, mas não houve adesão significativa à proposta.

Advertisement