12.4 C
Cachoeira do Sul
domingo, 5 julho, 2020 - 08:19
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Decreto que obriga uso de máscaras no RS entra em vigor

Uso de máscaras também em via pública passa a ser obrigatório por decreto do governo do RS / Foto: Cacau Moraes

O governo do Estado publicou neste domingo (10) o decreto que estabelece o uso de máscaras em todo o Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira (11), motoristas e pedestres que transitarem por vias públicas estão obrigados a utilizar proteção facial. O governador Eduardo Leite ainda não previu multa ou sanção para quem não utilizar o equipamento.

O Decreto 55.240, de 10 de maio 2020, publicado no Diário Oficial do Estado institui o distanciamento controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul e também reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território estadual. Em decreto anterior, o governo já havia tornado obrigatório o uso de máscaras em empresas e outros recintos públicos fechados, assim como no transporte coletivo.

O distanciamento controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões e cada uma será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:

• propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);
• capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

CACHOEIRA DO SUL

Cachoeira do Sul aparece no monitoramento do Estado em bandeira amarela, como local de risco baixo de contágio. Até esta segunda-feira (11), o município registrou sete casos confirmados de covid-19. O município tem recebido pacientes da região de Lajeado que testaram positivo para doença por estar em situação confortável quanto à estrutura de atendimento médico.

O mais recente caso de paciente suspeito foi divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal da Saúde.

Trata-se de uma mulher de 79 anos, que está internada no HCB com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O material coletado para análise foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

A Secretaria da Saúde ainda aguarda o resultado do exame de um paciente do sexo masculino, 22 anos e uma paciente do sexo feminino, 20 anos, ambos com síndrome gripal em isolamento domiciliar. O material coletado destes pacientes está em análise no laboratório da Univates.

Advertisement