12.7 C
Cachoeira do Sul
domingo, 7 junho, 2020 - 00:45
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Critério enquadra Cachoeira: proposta pode resultar em redução de isolamento

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou uma proposta, nesta segunda-feira (6), que pode resultar na flexibilização do isolamento social em Cachoeira do Sul a partir da próxima segunda-feira (13). O Município está enquadrado em critérios inclusos na sugestão que atinge localidades onde o número de casos confirmados de COVID-19 não ultrapassar mais de 50% dos leitos ocupados de seu sistema de Saúde. A ideia é fazer uma transição do distanciamento social (a quarentena) para o distanciamento social seletivo, mais flexível

Na prática, a proposta permitiria Cachoeira do Sul liberar a circulação da maioria das pessoas e até a abertura do comércio, impondo restrições para apenas alguns grupos, normalmente aqueles com mais riscos de desenvolver a doença. “É arriscado, mas é uma forma que o Governo Federal vê para tentar minimizar o impacto econômico do isolamento horizontal”, avalia o secretário municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa. “A intenção do Ministério da Saúde é fazer o isolamento vertical ou isolamento seletivo. Para dar certo vai depender muito da consciência de cada cidadão em fazer prevenção ao COVID-19, para não aumentar o número de casos, esgotar os leitos e ser necessário retroagir”, completa.

Em Cachoeira do Sul, 12 casos suspeitos foram descartados. Dois pacientes tiveram resultados positivos para o novo Coronavírus. Um deles, de 84 anos, deixou de apresentar sintomas e já está em casa para seguir sua recuperação. O outro é um homem, de 58 anos, que segue internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Advertisement