12.5 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 8 julho, 2020 - 02:08
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Queimadas exigem atenção na BR-153, em Cachoeira

Fogo na rodovia: queimadas vêm ocorrendo de maneira sistemática nos últimos dias na BR-153 / Foto: Milos Silveira

Queimadas que ocorrem diariamente na BR-153, entre o trevo do Comercial e a ponte sobre a linha férrea, têm chamado a atenção dos motoristas que cortam o trecho da rodovia em Cachoeira do Sul. A situação vem se repetindo nas últimas noites. O Corpo de Bombeiros chegou a deslocar caminhões de combate a incêndio para controlar as chamas, na noite de quinta-feira (6), quando o fogo se alastrou pelas árvores.

O fogo geralmente se origina nas ervas daninhas, mas por vezes acaba tomando conta de toda a vegetação devido à estiagem e ao vento que sopra forte no anoitecer. Embora não haja registro policial em torno desses incêndios e seja difícil para o Corpo de Bombeiros apontar uma causa específica para o fogo,  relatos de quem transita várias vezes por dia pelo trecho dão conta de que o fogo é provocado pela ação humana.

Há quem diga, inclusive, que essas queimadas tenham como propósito o cometimento de assaltos no trecho. Portanto, a recomendação aos motoristas que forem passar pelo local durante a noite é de que redobrem a atenção e evitem diminuir a velocidade para não serem pegos de surpresa por criminosos.

QUEIMADA É CRIME

A queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão. No município, os órgãos responsáveis pela fiscalização e autuação em caso de flagrante são o Policiamento Ambiental da Brigada Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Advertisement