Curso de Arquitetura da USFM projeta pórtico para entrada da cidade

Por
Curso de Arquitetura da USFM projeta pórtico para entrada da cidade
CACHOEIRA DO SUL
17 de outubro de 2019 - pórtico

 

 

Pórtico deverá ser instalado onde antigamente existia uma passarela na BR-153, no Bairro Fátima. Fotos: Divulgação

 

Cachoeira do Sul deverá ter em 2020 um pórtico na entrada da cidade pelo Bairro Fátima, na BR-153. O projeto é uma iniciativa do Lions Clube Fandango e Lions Clube Cachoeira do Sul com o apoio do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus UFSM/Cachoeira. O pórtico será construído onde até agosto do ano passado existia uma passarela, que foi retirada do local devido ao seu estado de deterioração.

A partir de agora, a presidente do Lions Clube Fandango, Izabel Pereira e do Lions Clube Cachoeira, Antônio Mendes, vão tratar com o prefeito em exercício, Cleber Cardoso, o cronograma a ser desenvolvido para a para implantação do projeto.

A solicitação do projeto de um pórtico foi feita em dezembro do ano passado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. O pedido foi para a elaboração de dois projetos: um paisagístico junto ao Marco Leonístico de entrada da cidade e o de um pórtico no Bairro Fátima.

O curso de Arquitetura e Urbanismo disponibilizou uma disciplina optativa no primeiro semestre de 2019 para 26 alunos chamada de “Projetos Colaborativos”, ministrada pelos professores arquitetos e urbanistas Dr. Samuel Brito (coordenador do curso), Dra. Verônica Danoso e engenheira civil Dra. Luciane Neves Lens.  A turma também contou com a ajuda do professor Dr. Alejandro Ruiz Padillo, professor do curso de Engenharia de Transporte de Logística da UFSM/Cachoeira e ainda do professor Fernando Coelho Eugênio.

PROPOSTA

A proposta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira é de retirada da estrutura de alvenaria que ainda está no local e substituí-la por outra com seis elementos metálicos curvados, sendo o primeiro com 6 metros e o último com 9 metros de altura, simbolizando dois potenciais econômicos do município: a cultura do arroz e o polo metal-mecânico. Na lateral, ainda haverá mais uma estrutura: um espaço onde será possível a divulgação turística, de festividades, apoiadores e mensagem de boas-vindas.

ATENÇÃO

O projeto ainda prevê elevação da faixa de pedestre, ajardinamento da lateral, espaço com letreiros para fotos e para bancos. O letreiros terão entre 1,40 metro e 2 metros. “Ao fazer esta proposta levamos em consideração elementos que são pouco onerosos e a baixa manutenção futura”, disse o professor Samuel.