Pomar da Lagar H em Cachoeira do Sul: marca está entre os azeites extravirgens que se destacam mundialmente pela qualidade / Foto: Reprodução lagarh.com
O pioneirismo de Cachoeira do Sul na produção de azeite de oliva extravirgem de alta qualidade colocou o município num ranking mundial do produto. As marcas Azeite Puro e Lagar H estão entre as 500 melhores do mundo no ranking da Flos Olei de 2023 — uma publicação internacional anual com conteúdo especializado em olivas.
Além das duas cachoeirenses, outras cinco fazendas do Rio Grande do Sul voltadas à produção de azeite de oliva extravirgem figuram no ranking. Entre as marcas gaúchas, a Azeite Puro está em quarto lugar com a nota 89 e a Lagar H está em quinto, com conceito 85.
Pertencente ao Grupo Todeschini, a Azeite Puro chegou a Cachoeira do Sul graças aos esforços do empresário José Eugênio Farina, falecido aos 95 anos em 2020, mesmo ano em que foi colhida a primeira safra das olivas que ele deixou de legado para o município. O desejo do patriarca de incorporar ao Grupo Todeschini uma marca própria de azeite teve continuidade, pois seus oito netos assumiram a gestão da marca Azeite Puro.
O Azeite Puro é um blend (mistura) de três tipos de azeitonas: Arbequina, Arbosana e Picual, que conferem ao produto final um aroma frutado, que se acentua quando combinado com diferentes pratos. A empresa cultiva hoje 130 hectares de oliveiras no Piquiri, ao sul do município, e vende seus produtos em e-commerce próprio no site www.azeitepuro.com.br .
LAGAR H
A Lagar H é uma marca construída a partir da experiência e do capital empresarial e publicitário do empresário Willy Haas Filho, que em Cachoeira do Sul também é dono da Fazendas Irapuá, um complexo produtivo localizado no interior do município que reúne o que há de melhor em genética de bovinos Hereford e produção de grãos com lavouras de soja e arroz. Os pomares da Lagar H estão situados no quilômetro 383 da BR-153, no distrito de Cordilheira.
Os negócios da produção de azeite são conduzidos pela filha do empresário Willy Haas Filho, a administradora, advogada e azeitóloga Glenda Haas, que é diretora da Lagar H. Ela especializou-se em todos os processos da produção de azeite de oliva extravirgem em incursões pelos Estados Unidos, Itália e Portugal. A Lagar H comercializa seus produtos em e-commerce próprio pelo site www.lagarh.com .
Rio Grande do Sul colheu safra recorde em 2022
O cultivo de olivas no Rio Grande do Sul abrange uma área de aproximadamente 6 mil hectares distribuídos em 110 municípios. Atualmente, 321 produtores trabalham de maneira empresarial com a produção de olivas no Estado, que neste ano totalizou quase 449 mil litros de azeite extravirgem, uma safra recorde em quantidade.
Um dos motivos que podem explicar o porquê de o mercado do azeite de oliva de alta qualidade estar em expansão no Rio Grande do Sul e ganhando cada vez mais reconhecimento internacional é o fato de o território gaúcho ter clima semelhante ao da região do Mediterrâneo, no sul europeu, que é berço da olivicultura no mundo.
AS MARCAS GAÚCHAS DE AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM QUE ESTÃO NO RANKING 2023 DA FLOS OLEI:
Prosperato (de Caçapava do Sul): nota 94
Sabiá (de Encruzilhada do Sul): nota 91
Verde Louro (de Canguçu): nota 91
Puro (de Cachoeira do Sul): nota 89
Lagar H (de Cachoeira do Sul): nota 86
Capela de Santana (de Sentinela do Sul): nota 84
Casa Marchio (de Encruzilhada do Sul): nota 83