17.5 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 4 agosto, 2020 - 20:25
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • RURAL
  • Estado pede auditoria para retirada da vacinação contra a aftosa

Estado pede auditoria para retirada da vacinação contra a aftosa

Vacinação contra a febre aftosa: governo gaúcho pede ao Ministério da Agricultura avaliar possibilidade de retirada do processo vacinal no RS / Foto: Arquivo

O Rio Grande do Sul ingressou com pedido junto ao governo federal para dar início à auditoria que pode retirar o processo de vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino e bubalino gaúcho. O Estado precisará optar: ou continua imunizando o rebanho contra a febre aftosa, ou busca evolução do status sanitário.

Na quinta-feira (6), o vice-governador José Paulo Cairoli esteve em Brasília. Acompanhado de entidades do agronegócio e de integrantes da Secretaria da Agricultura do RS, encaminhou solicitação para que seja feita auditoria “dirigida à avaliação das condições do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa no Estado, tendo como objetivo a decisão quanto à capacidade de rumo a condição de livre da aftosa em vacinação”.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, rubricou o pedido e sinalizou com possibilidade da inspeção sair no primeiro trimestre do próximo ano. Há que se considerar, no entanto, que no meio desse caminho haverá mudança de governo. Caberá ao governador eleito Eduardo Leite (PSDB) dar seguimento (ou não) à iniciativa.

Advertisement