10 motivos para sua empresa aderir ao vídeo-marketing

Por 16 de setembro de 2021

Se o seu negócio está presente no ambiente digital, mas ainda não possui estratégias de vídeo marketing, esse conteúdo é para você aproveitar as possibilidades que esta ferramenta pode fazer. 

Atualmente, mais de 85% das empresas utilizam o vídeo-marketing para aumentar o engajamento do público e garantir mais clientes.

Algumas estatísticas demonstram o poder do vídeo

O YouTube foi fundado em 2005 e rapidamente caiu no gosto popular em diversos países ao redor do mundo. Pouco mais de um ano de seu primeiro vídeo, “Me at the Zoo”, a plataforma foi comprada pelo Google por 1.65 bilhões de dólares em uma negociação histórica.

Nos dias de hoje, o consumo e a produção de vídeos fazem parte da nossa cultura. Não é à toa que apenas no YouTube, são registradas mais de um bilhão de horas de conteúdo assistidas por dia, pelos usuários de mais de 90 nações.

E mais. O Youtube registrou um lucro de 19 bilhões de dólares em 2020, gerando uma cadeia de profissões e rendimentos, principalmente para pessoas e empresas que sabem surfar nessa onda.

Além disso, a Forbes estima que em 2022, 82% de todo o tráfego de um consumidor será composto por vídeo-marketing e que este número, bem como este mercado, só crescerá nos anos seguintes.

Se isso ainda não te convenceu, listamos mais 10 motivos pelas quais as empresas devem adotar o vídeo-marketing e começar a crescer juntamente com esse mercado:

Bom conceito não tem preço

Um estudo feito nos Estados Unidos com 1000 consumidores aponta que 71% deles tiveram uma impressão mais positiva da empresa após assistirem vídeos feitos por ela.

Em cima do muro?

O mesmo levantamento identificou que 96% destes compradores estavam mais inclinados a fazer negócios com a empresa no momento de compra online, após assistirem vídeos produzidos pela mesma.

Mercado multinacional

Três das maiores nações do mundo hoje já lucram bilhões de dólares com vídeo-marketing:  EUA (U$10.71 Bi), China (U$5.27 Bi) e Japão (U$2 Bi), sagrando a lucratividade do meio em diferentes escalas.

Todo mundo usa

Uma pesquisa feita pelo HubSpot, uma das maiores ferramentas comerciais do mercado, identificou que 85% das empresas utilizam video-marketing como estratégia e que 92% destas colocam o método como muito importante em sua publicidade.

Didática é tudo

73% dos consumidores estarão mais propensos a efetivarem a compra após verem um vídeo mostrando suas funcionalidades e explicando o produto ou solução. Sendo o segundo maior buscador do mundo, criar anúncios no Youtube em forma de tutorial dinâmico do seu produto, pode ajudar na decisão de compra daquele usuário que procura soluções ou aquele usuário que ainda não é cliente.

Ler ou não ler? Eis a questão

Hoje se sabe que mais de 65% dos consumidores preferem assistir um longo vídeo do que ler um artigo, então isso já diz muito sobre a melhor forma para as empresas engajarem os compradores em potencial.

Quem não arrisca, não petisca

Dados colhidos pelo Google constataram que cerca de 50% das pessoas procuram por vídeos dos produtos antes de comprá-los. Caso você ainda não tenha algum, pode ser que a sua empresa tenha perdido possíveis clientes.

A gente colhe o que planta

80% das empresas que usaram vídeos e vídeo-marketing em sua estratégia viram não só um aumento significativo de tráfego, mas também o crescimento nas vendas.

“Flautista de Hamelin” 

Ao contrário de estímulos não tão visuais, como textos, os vídeos se conectam em um nível mais humano com a audiência e em decorrência disso, algumas empresas registraram um aumento de 157% em seu tráfego orgânico.

9 a cada 10 recomendam

De todas as empresas que foram estudadas e que utilizam vídeo-marketing, 99% delas continuarão a usar a estratégia, o que fomenta o quão bons são os resultados obtidos.

Considerações

Os vídeos vieram para ficar, todas as redes sociais centradas nesse tipo de conteúdo registram bilhões de views, novos usuários chegando em massa todos os dias e não há nenhum indício de desaceleração.

Estar presente nesse business é mais do que aproveitar uma oportunidade de mercado, mas também é se colocar de forma humana e engajar pessoas de uma forma inédita, até então.

Diante disso, conhecendo agora a importância do vídeo-marketing e os expressivos resultados dessa estratégia, é só pensar no seu conteúdo e luzes, câmera, ação!

FONTES:
https://www.act.com/blog/gb/video-content-marketing/
https://www.brightedge.com/blog/how-to-use-videos-to-generate-seo-results
https://blog.hubspot.com/marketing/state-of-video-marketing-new-data
https://www.statista.com/statistics/273736/advertising-expenditure-in-the-worlds-largest-ad-markets/
https://animoto.com/blog/business-video-marketing-survey
https://www.magisto.com/reports/video-market-size
https://99firms.com/blog/video-marketing-statistics/#gref