10 dicas sustentáveis para o enxoval do seu bebê

Por 16 de setembro de 2021

Durante a espera de um bebê, uma das ansiedades da família é em relação ao preparo do enxoval. Bodies, fraldas, macacões… São muitos os itens presentes na lista de compras para a chegada da criança. Mas alguns desses produtos resultam em resíduos e estão sendo substituídos por itens sustentáveis.

A sustentabilidade vem tomando conta da vida de muitas pessoas, e para os novos papais e mamães não é diferente. Eles tem muita preocupação com essas questões e buscam também aplicar no cuidado dos filhos.

Nos primeiros meses de vida, os bebês se desenvolvem rápido e em pouco tempo já não cabem mais nas roupas, por isso, a moda sustentável é uma ótima opção. Brechós e lojas online tendem a vender marcas reconhecidas como a Carters, por exemplo. Estes são bons caminhos para quem quer investir em produtos de qualidade e acessíveis.

Para ajudar nesse período que antecede a chegada do bebê, a gente te dá dicas de como montar um enxoval mais sustentável, garantindo também um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Uso de fraldas ecológicas

As fraldas ecológicas são reutilizáveis e ainda têm a função de ajuste ao corpo da criança. Os bebês usam mais de 100 fraldas por mês no primeiro ano de vida e, se forem descartáveis, podem trazer ainda mais prejuízos para o planeta.

Compre apenas artigos de higiene essenciais

Alguns itens de higiene podem ser substituídos por outros mais sustentáveis ou até mesmo excluídos de sua lista. Se você optar por fraldas ecológicas, por exemplo, não será necessário o uso de pomadas anti-assaduras.

Brinquedos Artesanais

Opte por brinquedos fabricados de forma artesanal ou feitos de produtos ecológicos. Hoje existem muitas empresas que confeccionam passatempos lúdicos para despertar o aprendizado, e alguns deles são feitos de materiais não poluentes.

Roupas de algodão orgânico

Por serem feitas com esse material, elas são mais macias do que as roupas com panos convencionais, e além de serem sustentáveis, trazem conforto para os pequenos.

Cosméticos naturais

Esses tipos de cosméticos tem uma infinidade de benefícios, além cuidar do meio ambiente, também trata com mais cuidado os bebês. Os produtos naturais ajudam a cuidar dos pequenos com componentes menos agressivos.

Troque lenço umedecido por algodão

Para evitar alergias nos bebês, os lenços umedecidos podem ser substituídos por outros itens, como o algodão. Um algodão molhado pode ser uma alternativa melhor e mais em conta.

Roupas de brechó

Os brechós estão cada vez mais presentes na vida de muitas pessoas, e os bebês estão incluídos nesse meio. Os acervos kids são uma ótima opção para os pais que querem produtos com preço acessível e de qualidade.

Tenha uma garrafa térmica

Se você escolher não usar lenço, uma garrafa térmica pode te ajudar muito no dia a dia. E ainda tem a facilidade de carregar esse item em sua bolsa e usar sempre que precisar.

Compre seu enxoval no final da gestação

Muitas mamães acabam dando acessórios ou roupinhas que não servem mais aos bebês, alguém pode te oferecer itens antes que você precise comprar.

Opte por carregador ergonômico ou sling

O sling, apesar de ser um acessório relacionado aos pais, também é um bom calmante para a criança. Além disso, é feito de pano e permite mais autonomia para a pessoa que está com o bebê.