1° Concurso de Redação e Desenho Enzilab Criando Pensares tem nova etapa

Por 1 de outubro de 2021

Criado no início deste semestre como um programa de incentivo às artes literária e visual, o 1° Concurso de Redação e Desenho Enzilab Criando Pensares parte agora para uma nova etapa. Os textos e os desenhos produzidos pelos alunos, revisados pelos professores e inscritos pelas escolas municipais participantes foram entregues esta semana aos jurados e eles têm até a próxima terça-feira para efetuarem suas escolhas. Entre redações e desenhos, é quase uma centena de trabalhos. Uma centena de pura arte.

O bioquímico Marion Pereira da Rocha, 60 anos, proprietário do laboratório Enzilab e idealizador do concurso, comentou que ficou bastante satisfeito com a participação das escolas. “É claro que gostaríamos que todos, um por um dos alunos, estivessem representados com seus trabalhos. Mas entendemos que isto não é possível em função desta nova realidade que estamos vivendo e que nos pegou de surpresa. Este vem sendo um ano absolutamente atípico e é chegada a hora de promover algumas readaptações e ações inclusive nas mais variadas áreas do conhecimento, na educação, nas nossas vidas, enfim.”

Para evitar qualquer tipo de interferência no processo seletivo, os nomes dos jurados somente serão revelados ao final do concurso. Dá para adiantar que são todos moradores de Cachoeira do Sul e altamente identificados com as expressões literária e visual. Textos e desenhos darão origem a uma publicação impressa com a qualidade da Gráfica Jacuí e aos três colocados na categoria Redação caberá, como prêmio, uma boa quantidade de livros para o seu uso, leitura e gerenciamento.

Aos desenhistas e pintores, em primeiro e segundo lugar, caberá, respectivamente, verem sua arte ilustrando a capa e a contracapa desta obra. De qualquer forma, todos serão premiados pois todos serão publicados e presenteados com o livro, inclusive as escolas participantes. O 1º Concurso de Redaçâo e Desenho Enzilab Criando Pensares, com o tema “O que espero de mim e da minha Cachoeira do Sul para o futuro? O que tenho feito para isso?”, tem a coordenação do jornalista e escritor Mauro Ulrich e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Neste primeiro momento, o projeto de ação social iniciado pelo Enzilab em comemoração aos seus 30 anos de atuação em Cachoeira do Sul focou sua atenção nas escolas municipais. “Nosso propósito, também, é servir de incentivo e inspiração para que outros projetos, de outras empresas e estabelecimentos, com este mesmo caráter, emparelhem com os nossos sonhos e juntos possamos construir um futuro e uma realidade melhor para todos. Utopia? Pode ser. Mas eu tenho a certeza que, juntos, somos bem mais fortes e ativos na construção de um novo amanhã. Cachoeira do Sul merece”.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Emef Imperatriz Leopoldina

Emef Doutor Getúlio Vargas

Emef Francisco de Souza Machado

Emef Aldo Porto dos Santos

Emef Dinah Néri Pereira

Emef Doutor Baltazar de Bem

Emef Ataliba Brum

Emef Manoel Carvalho Portela

Emef Dora Abreu