Expectativa na comunidade católica da região com a possibilidade do anúncio pelo Vaticano, nesta quarta-feira (22) do novo bispo para a Diocese de Cachoeira do Sul, que tem uma abrangência de 14 municípios. Para ocupar o cargo, que está vacante depois do falecimento de Dom Remídio Bohn, há um ano e três meses, o indicado poderá vir da Diocese de Porto Alegre.
Recentemente o Vaticano nomeou um novo bispo auxiliar para a capital gaúcha, o padre Darley José Kummer, de Canoas. Com a medida, a Diocese passa a contar com quatro bispos auxiliares: os bispos Dom Leomar Antônio Brustolin, Dom Aparecido Donizeti de Souza, Dom Adilson Pedro Busin, além do padre Darley Kummer.
Nos bastidores, a informação é de que um desses bispos auxiliares poderá ser designado para assumir a Diocese de Cachoeira. Na Diocese, ninguém confirma esta possibilidade.
ATENÇÃO
Em 2011, Dom Remídio Bohn era bispo auxiliar na capital, quando foi designado bispo para Cachoeira do Sul. Já Dom Irineu Wilges, quando foi indicado bispo para a Diocese, era padre em Porto Alegre.
IMPORTANTE
A Diocese foi criada no dia 17 de julho de 1991 e seu primeiro bispo foi Dom Ângelo Domingos Salvador. A instalação ocorreu no dia 29 de setembro de 199. É composta por 15 paróquias em uma área de abrangência de 14 municípios.