O presidente Jair Bolsonaro anunciou, durante uma transmissão ao vivo via Facebook, que será disponibilizado a partir da próxima semana um telefone para o descadastramento de pessoas registradas como pescadores e que recebem o auxílio do seguro-defeso de forma ilegal.
A iniciativa do governo é para reduzir o número de fraudes e incentivar quem está cadastrado indevidamente no programa a fazer o desligamento voluntário, sem o risco de ser indiciado por falsidade ideológica. “O Brasil inteiro pediu e, em conversa com o INSS, decidimos disponibilizar a partir de segunda-feira (13), o telefone para que as pessoas possam fazer esse descadastramento”, disse o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior.
Os interessados em realizar o descadastramento deverão ligar para o telefone 135 e fazer o pedido. O governo avalia que são gastos por ano cerca de R$ 2 bilhões com o seguro e que pelo menos 65% dos beneficiários ganharam o direito de forma fraudulenta.
“Quem, voluntariamente, sair do sistema, sem problema nenhum, está anistiado. Quem teimar em ficar poderá receber um processo por falsidade ideológica, coisa que no fundo a gente não quer fazer. Isso é fraude, é desvio”, afirmou o presidente.