Os acadêmicos do Curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM/Campus Cachoeira do Sul, começaram às 7 horas desta terça-feira (7) o trabalho chamado de “Contagem classificatória de movimentos de virada” na 5 Esquinas. Cerca de 40 pessoas entre universitários do curso de Engenharia de Transporte e Logística e professores estão se revezando durante 12 horas em seis equipes com seis universitários em cada uma. Cada grupo faz a contagem por duas horas.
Estão sendo contabilizados caminhões, ônibus, carros, motos e bicicletas que fazem conversão à direita, esquerda ou seguem em frente no seu trajeto. A próxima avaliação será no sábado e a outra no dia 17. Ao todo, 16 militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate também atuarão com os universitários, auxiliando na pesquisa. De acordo com o professor Alejandro Padillo, coordenador do Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da UFSM-CS, a pesquisa será feita em dias diferentes para avaliar vários padrões possíveis de movimentação.
ANÁLISE – A atividade atende uma solicitação da Prefeitura Municipal para que o LAMOT realize uma análise dos problemas de trânsito e mobilidade desta interseção para que posteriormente a universidade possa apresentar possíveis soluções para o trânsito no local. Além disso, o trabalho tem o objetivo proporcionar aos alunos do curso uma aproximação real aos trabalhos de Engenharia de Tráfego na própria cidade.
Duas câmeras para auxiliar na pesquisa
Um dos pedidos feito pela UFSM/CS para fazer a pesquisa foi para que Prefeitura disponibilizasse duas câmeras para auxiliar os acadêmicos na contagem dos veículos. Os dois equipamentos foram emprestados pela empresa Contel Segurança Eletrônica 24h, de Garibaldi, que por ter sido a vencedora do processo licitatório, será a responsável pela instalação de 11 câmeras de videomonitoramento no Município. As imagens ficarão registradas em um HD para posteriormente serem utilizadas. As câmeras foram instaladas no final da tarde desta segunda-feira (6).