Estado abre colheita de uma das maiores safras de soja da história

Por
Estado abre colheita de uma das maiores safras de soja da história
RURAL
30 de março de 2019 - soja

 

Abertura da colheita reuniu o governador e lideranças rurais. Foto: Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

 

O município de Tupanciretã, conhecido como Capital Gaúcha da Soja por ser o maior produtor do grão do estado, sediou na manhã deste sábado (30) a 12ª Abertura Oficial da Colheita da Soja do RS. Realizado no Complexo Tupanciretã, área de 200 hectares com lavoura experimental da prefeitura, o evento reuniu produtores, empresários e autoridades. Cachoeira do Sul está na segunda posição na produção de soja no RS.

“Faço questão de estar aqui para prestar minha homenagem e em nome de todo o povo gaúcho a quem empreende no campo, se submetendo ao imponderável do clima, além de enfrentar todas as dificuldades de infraestrutura, tributária e burocracias, gera riqueza e sustenta nossa balança comercial”, afirmou o governador Eduardo Leite em seu discurso, logo após participar do ato simbólico de colher os primeiros grãos da safra de verão 2018/2019.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja do país, atrás apenas de Mato Grosso. Apesar das chuvas intensas de setembro e outubro terem prejudicado o desenvolvimento de algumas lavouras, a expectativa da safra 2018/2019 indica aumento na produção de 9%, com 18,7 milhões de toneladas do grão. Se for concretizada, poderá ser a segunda maior da história do RS.

Para alcançar esse patamar, o produtor tem usado de todos os meios para ampliar o uso de tecnologia a fim de reduzir custos, aumentar produtividade e, dessa forma, melhorar a rentabilidade. Foi por esse caminho que a produtividade da soja saltou de 2.823 kg/ha na safra 2006/2007 para 3.394 kg/ ha na safra 2017/2018 – aumento de 20% em apenas 10 anos.

IMPORTANTE

Saudando o esforço e a resiliência do produtor, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, afirmou que o seu papel e o do governo como um todo é não atrapalhar. “Estamos fazendo um grande esforço pela desburocratização da nossa agricultura, de forma que o olhar do órgão fiscalizador seja de incentivo, não apenas de punidor. Estamos aqui para sermos parceiros do agricultor”, destacou Covatti Filho.