A realidade do campus da UFSM já com aulas no Passo D’Areia em Cachoeira

Por
A realidade do campus da UFSM já com aulas no Passo D’Areia em Cachoeira
DESTAQUES
13 de março de 2019 - image

 

 

 

 

 

Obras ainda continuam no campus. Fotos: Cacau Moraes

 

Mesmo em obras, a UFSM decidiu iniciar as aulas dos cinco cursos de engenharia no campus de Cachoeira do Sul. Desde segunda-feira (11), pelo menos 160 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite se deslocam para o Passo D’Areia, local projetado para o funcionamento da universidade no município. Dois prédios mais um refeitório estão prontos, mas há várias obras em andamento como de laboratórios e mais prédios para sala de aula e setor administrativo.

Duas situações, no entanto, preocupam a direção do campus: a aprovação do projeto de rede elétrica pela RGE e que a Corsan verifique os motivos da água potável não chegar com força à área do campus. Além disso, ainda tem a questão do acesso e iluminação a cargo da Prefeitura. O diretor do campus, professor Rogério Brites, manifestação preocupação. “A rede elétrica para todo o campus necessita do sinal verde da RGE e a água que necessitamos para as obras e para os prédios ocupados pelos estudantes”, afirmou.

O Campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014. Atualmente conta com cinco cursos de graduação:  Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Transportes e Logística. O ingresso de novos alunos é semestral e realizado através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao todo, são cerca de 800 alunos neste semestre.

A UFSM destaca que ao longo dos últimos meses, muitos esforços foram realizados, para que as aulas pudessem de fato iniciar no novo espaço. A desocupação do prédio do Totem, a mudança, a logística, a organização das salas e horários, a rede elétrica, as obras de acesso, as linhas de ônibus, a abertura de uma nova unidade do Restaurante Universitário, entre tantas outras coisas que precisaram ser realizadas até o primeiro dia de aulas, resultaram na ocupação dos dois novos prédios de salas de aula e alunos circulando em um campus que é de toda a comunidade.

Segundo o diretor, Rogério Brittes, foi este esforço conjunto entre a Universidade, a Prefeitura, o Exército e tantos outros setores de Cachoeira do Sul que tornaram possível que se chegasse a este momento tão importante para o campus. “Nosso campus não tem limites. Temos uma grande área aqui. Estamos começando, mas nosso projeto é extenso, bonito e precisa continuar contando com o apoio de Cachoeira do Sul”, salienta.

ACESSO

O acesso ao campus da UFSM, mesmo que o projeto tenha iniciado há cinco, somente agora é realizado. A Prefeitura assumiu para si a responsabilidade e muito ainda necessita ser feito. A entrada para o campus, pela estrada VR-809, merece atenção porque ainda não existe no local uma rotatória e o trânsito na região é intenso.

ILUMINAÇÃO

A iluminação da VRS-809 da Ponte do Passo D’Areia até o campus é precária. Nesta quarta-feira (13), uma equipe da Prefeitura trabalha no local realizando a troca de lâmpadas, mas os moradores da região cobram mais atenção e temem pela falta de segurança à noite com pouca iluminação.

O CAMPUS

Estão em construção prédios de sala de aula de laboratórios. A conclusão está prevista para a abril, mas muito ainda precisa ser realizado até o campus desde canteiros, calçadas, iluminação. “Nós precisávamos começar as aulas na sede do campus e, por isto, mesmo que estejamos enfrentando algumas adaptações, estamos contentes por mais etapa da UFSM em Cachoeira”, disse o diretor, professor Rogério Brites.

ADMINISTRAÇÃO

A administração da UFSM Cachoeira ainda se mantém na Rua Ernesto Barros, 1345, telefone (51) 3724-8400.

TRANSPORTE COLETIVO

A empresa Transportes Nossa Senhora das Graças (TNSG), responsável pelo transporte público em Cachoeira do Sul, disponibiliza os horários e o itinerário das duas linhas de ônibus que levam os passageiros até dentro do campus definitivo da UFSM – Cachoeira do Sul. Uma das linhas passa pela Rua Bento Gonçalves e Avenida Marcelo Gama (Linha Campus). A outra linha, antes de chegar até a Marcelo Gama, passa pela Avenida Brasil e Rua Alarico Ribeiro (Linha São Lourenço).

Conforme a empresa, os usuários do transporte que estiverem voltando do campus após às 21h30 podem solicitar ao motorista para descerem em qualquer ponto do percurso e não somente nas paradas pré-determinadas. Além disso, quando for necessário utilizar dois ônibus, a segunda passagem não terá custo se o embarque for realizado em, no máximo, uma hora.

Para saber os horários, paradas e itinerários, acesse os mapas abaixo:

Linha Campus

Linha São Lourenço

Como fazer o cartão eletrônico

Os acadêmicos, devidamente matriculados, têm direito ao desconto de 50% do valor das tarifas no transporte público do município de Cachoeira do Sul. Para ter acesso ao desconto, o aluno deve levar identidade, CPF e comprovante de matrícula, comprovante de frequência, comprovante de residência, na Central de Atendimento da Transporte Nossa Senhora das Graças (TNSG), Rua 15 de Novembro, 884, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 (de segundas-feiras a sextas-feiras) e aos sábados, das 8h30 às 11h30.